Celebridade mirim: vale a pena?

Dia desses estava mudando de canal e acabei parando no Programa do Jô, estavam duas crianças cantando, no que vim a descobrir serem Vitor e Vitória, filhos do Edson e Hudson (igual Sandy e Jr são filhos do Chitãozinho e Xororó). Comecei a pensar sobre essas crianças que desde cedo vivem num mundo de glamour e falsidade. Acredito que muitas destas terão apenas seus 15 minutos de fama e depois vão ter que conviver com o esquecimento. O dinheiro começa a acabar, os amigos desaparecem e eles tem que cair na real de forma brusca e, na maioria das vezes, traumatizante.

Quase toda criança já sonhou em ser famosa um dia, como modelo, atriz, cantora, poder comprar o que quiser, viajar pra Disney, ajudar os pais..
Será que tudo isso vale a pena? Ganhar muito dinheiro e fama, mas perder a infância e os pés no chão. A infância que é uma das melhores fases da vida, aquela de maior convívio com os pais, importante na formação de uma identidade, época de criar laços que duram a vida inteira. Do que esses talentos mirins vão lembrar? Estudos deixados de lado, tardes inteiras trabalhando, pressão psicológica, excesso de responsabilidade. Tem que pesar os prós e os contras.
É muito difícil uma criança ter cabeça pra administrar bem tudo isso, saber dar valor às coisas, diferenciar o certo e o errado, o bem e o mal, identificar quem se aproxima por interesse. Se tiver capacidade pra isso, dou o maior apoio.
A culpa as vezes é dos pais, que só querem o dinheiro que seus filhos vão conseguir, então quanto mais trabalharem, melhor. Os pais tem que ter consciência dos problemas que a fama e a fortuna podem gerar e saber fazer o filho parar ou diminuir o ritmo.


Tomo Macaulay Culkin como exemplo de fama e decadência , o menino engraçadinho de 'Esqueceram de mim', que tem seu nome marcado na história como o mais bem-sucedido ator mirim, com uma fortuna de 17 milhões de dólares (que mais tarde seria disputada por seus pais). Fez fama na sua infância e desapareceu. Mais tarde foi preso por posse de maconha e remédio sem receita, usado para tratamento de depressão e distúrbios do pânico.
Outro talento mirim que passou por dificuldades psicológicas foi Britney Spears. Aos 12 anos, Britney passou a integrar o programa da Disney 'The Mickey Mouse Club', aos 17 lançou um CD de sucesso. Depois teve problemas psicológicos, chegou a raspar a cabeça e se internar numa clínica de reabilitação.

É claro que existem aquelas crianças que fizeram sucesso e conseguiram administrar bem isso, como é o caso de Sandy e Junior, que começaram a carreira bem cedo e hoje, adultos, estão bem de vida e felizes (suponho que sim). A decadência e os problemas não são regra geral, ainda bem.

Qual será o futuro da Maisa, Mallu Magalhães, os filhos do Edson e Hudson...? Adultos bem de vida como Sandy e Junior ou adultos desequilibrados como Britney e Culkin? É esperar pra ver.

38 Responses to “Celebridade mirim: vale a pena?”

Anônimo disse...

Acho a maisa e malu magalhães casos perdidos hudhuauhdauhduha!!

Anderson disse...

acho tudo isso meio perigoso.


ótimo blog.
parabens

. disse...

Sandy ou Britney!!
Normal ou Doida??
Não vale a pena arriscar as crianças nesse grotesco jogo de talentos!!

http://esporteporminuto.blogspot.com/

Alle disse...

Se você acha fama um bom negócio que o faça!

João Mello disse...

Eu vi esse programa do JÔ.
Eles são muito fofinhos, mas cantando música de gente grande. hihihi'
A menina barrigudinha e o garotinho nanico falando em beijo e talz.
Infância precoce!

Unknown disse...

hoje todo mundo faz fama [/nananana

Lester disse...

Criança artista é um cu!

Luciana Mangas disse...

acho que existem casos e casos. Se a criança gosta do que faz e não interfere com sua infância, com sua educação, não vejo problema. Mas quando é imposto pelos pais acho um absurdo.

beeijo!

Luciana

http://tdagora.wordpress.com

L ! disse...

Na minha opinião...
... não!
Só se pode ser criança uma vez na vida...
... depois de grandes, eles vão ter td vida pra trabalhar!
Interessante dessa fase é preocupar-se apenas, em brincar!
^.^'

http://adytaness.blogspot.com/

[ Visite-o ]

Vote no Adytaness >> Top Blog >> Categoria: CULTURA

Ericritico disse...

Pra mim as crianças tem que viver sua infancia essa idade é para estar princando com bonecos e não fazendo trabalho de atultos!!!!

Jacque disse...

Vey, eu vi os guris filhos do sertanejo lah.... Poha, o povo quer ser famoso a força vey, isso eh ki eh o pior! Deixa as crinças na escola, deixem-nas serem crianças sakou??? Td d+ eh sobra ¬¬

Vini e Carol disse...

Muito bom o texto!
Disse tudo.
São crianças, não tem preparo mental ainda pra administrar tanta responsabilidade e informação, por mais esperta que seja.
Sandy e Junior foram bem sucedidos por terem pais inteligentes que cuidaram de suas carreiras, mas ficaram cansados e cada um esta do seu lado agora.

É isso..

Beijos, Vini.

Daphne disse...

Na minha humilde opinião, quem deveria pensar no futuro dos filhos são os pais...n vale a pena colocar os filhos nessas vida louca do mundo da fama, onde ou se tem fome ou fartura, e na maioria das vezes logo esses "talentos mirins" terão a fome, e a tambem a dura realidade que o estrelato dura pouco, mas suas consequencias são enormes...Bjos

http://meandmylifebydaphne.blogspot.com/

Ah, desses eu acho pior a Maisa. Ela vai crescer achando que todos tem que pagar pau pra ela e achá-la uma gracinha! Quando não acharem isso... Quero nem ver o estrago! Tsc, tsc.

http://pleasetakeasit.blogspot.com ;)

Stranger. disse...

Maysa é um caso perdido. Já a malu eu acho sussa, mais ela já não é tão nova assim.

Maria Chuteira disse...

Acho que nao tem problemas se a criança tiver uam boa criação, a Sandy e o Jr é um exmplo disso, assim como outros q estao bem ai, mas acontece né?
o bom é tomar cuidado sempre.

Tommy E Tom disse...

Olha é a segunda vez que venho ao seu blog e ja estou virando fã otimos posts.Bom eu acho que é o seguinte a Sandy e o Jr entraram no mundo da fam por que quiseram por isso se deram tão bem.Mas ja quele mulequinho loiro que eu esqueci o nome ele foi obrigado pelos pais que só queriam dinheiro.Podemos usar como exemplo o Michael que faleceu recentemente.

Luis Sapir disse...

Fiquei com uma dúvida, na foto ceeca é o macoly ou a britney?

É verdade, é o famoso lama fama - fama lama

Igor Amorim. disse...

é bonitinho e tudo, mas acho que não é bom pro desenvolvimento da criança!

http://semfronteiraas.blogspot.com/
;*

eu vi esse programa do Jô tbm! Concordo que o sucesso precoce pode causar sérios danos ao futuro adulto, prova disso é a própria Sandy citada no texto, ela pode até fazer sucesso, mas fica pagando de santinha e menininha até hj, tá mais parecendo uma autista!!
ah, e tbm acho q Mallu Magalhães e Maysa são casos perdidos!

Olá,
Coincidencia, que eu vi esse programa e tive a mesma impressão.

Mas ainda sou daqueles que afirmam que os pais tem uma grande parcela de culpa na fama precoce dos filhos. Parace que gostam de ver suas crianças cantando música de adultos, como beijar na boca, amar, e etc e tals. O sucesso precoce pode causar danos irreparáveis às crianças, em sua adolescência e juventude. Sandy é uma exceção à regra.

Adorei teu blog, visirei sempre.

E me visite qdo quiser http://weslleytalaveira.blogspot.com

Gutt e Ariane disse...

Eu acho que não tem problema algum, desde que tal criança tenha pais equilibrados e conscientes! Que saibam impor limites para exposição, e se utilizar bem do dinheiro ganho investindo no futuro dos filhos e assim por diante.
.
http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
.

Macaco Pipi disse...

ACHO Q NAO HEIN?
ESSES CARAS FICARAM TUDO RETARDADOS DEPOIS!

Spertnez disse...

Você levantou uma questão interessante, mas as crianças "artistas" não têem que se preocupar em saber o que é certo ou errado, não agora pelo menos. Isso é algo que cabe aos pais delas, como as crianças que ficam nos semáforos pedindo esmolas, a culpa é delas? Ou será dois pais? Ou pior ainda, de todos nós?
Se você tem uma base legal a fama, dinheiro e o sucesso não sobem para a cabeça.
Ótimo tema e texto.

http://gustasou.blogspot.com/

Unknown disse...

depois eles dizem que não tiveram infância e fica todo mundo com dó

FabioZen disse...

Meninas,além de tudo o que mais me aborrece é a total ou parcial falta de talento dos filhos dessa gente!Eles querem garantir a continuidade na mídia de seus genes,ai entra aquele estúpido do Faustão,ou o Huck e Angélica endeusando uma Preta Gil,que não canta bem,não representa bem,mas é filha do Gilberto Gil.Ai dou um exemplo- aqui no Rio Grande temos uma banda onde o vocalista é excepcional,as letras são boas e não consegue nem chegar na porta do teatro do Faustão(to falando do Papas da Língua).Cabe a nós separar o joio do trigo.Parabéns pelo blog!

A mídia tenta empurrar essas crianças a goela abaixo das pessoas sendo que muitas delas não tem talento e são somente filhos de cantores.
Se puder,visite meu blog:
http://pensamentossubentendidos.blogspot.com/
TE CUIDA!!!BOA SEMANA PRA TI!!!

Nathan Marino disse...

Eu também vi essas crianças no Programa do Jô.

Penso as mesmas coisas que você, é bem complicado mesmo!

Um grande abraço,
Nathan Marino.

Manu, disse...

Parabéns pelo blog, seus posts são muito bons...
Vou passar aqui mais vezes *-*
To te sengruindo, ve se passa no meu blog pra dar uma olhadinha.. vai gostar ;)
Beijos

http://ete-ceteras.blogspot.com

Maisa é um comedia
http://tigresforevertigres.blogspot.com/

Elton Max JG disse...

é verdade muitos deles experiemntaram a curta fama!
acho isso muito ruim pq um dia o dinheiro acaba e infancia só se tem uma!

Samira Lima disse...

Eu não vi o programa, mas adorei seu blog. Ah, na verdade eles são filhos do Edson; e Sandy e Junior são filhos apenas do Xororó. haha Essas crianças "artistas" são bastante exploradas pela mídia (p.ex., o caso da Maysa) e acabam mesmo perdendo parte de suas infâncias. No entanto, acredito que seja um mundo cheio de novidades, de viagens e cultura, o que não deixa de ter o seu lado positivo.

Parabéns pelo blog.

abraço

Bah Manu disse...

Vamos combinar qe a Maisa ja começou a dar alguns probleminhas aí né. O que o Silvio fez com a coitada foi rídiculo, por isso acho que ela não vai ter futuro. Mas ja a Malu Magalhaes eu acho uma graça e torço para que de certo. Agora só resta esperar para ver né...

Igor disse...

Nossa, tudo tem seu lado bom, mas realmente trabalhar desde criança afeta e muito no futuro delas.. lembre-se de michael jackson...resume tudo'

Felipe TDL disse...

eu assisti esse dia (na verdade eu assisti todos os dias) o jô, e nem gostei desse dois mulekes :D
o menino falava q sabia toca guitarra, nem tava ligada aquilo HDUASHUDHASUDHUAS e quando tocava uma musica nem era o menino que tava tocando.

MadurasImaturas disse...

um exemplo maior disso tudo é MICHAEL JACKSON, que OBRIGATORIAMENTE perdeu sua infancia graças ao monstro do pai dele, e ate "ontem" ele era uma "criança velha", acho que essas coisas devem ser muito bem pensadas, mais infelizmente existem pais que só pensam no lucro que o filho vai dar

ps: adorei seu post =)

bjs

Felipe TDL disse...

quando creserem vao entrar no mundo da droga.
alem do mais máicol jéquison viro famoso por causa do seu pai, se não fosse por ele ele era frentista hj.

Taís Evanolli disse...

quando começam são bunitinhas e vítimas...
quando crescem são chatas e revoltadas!!
¬¬
nada melhor pra demontrar a exploração infantil...física e psicológica!!
a culpa não é só dos pais, como também do povo que aplaude!

Postar um comentário