Fotografia












Desde o tempo do nosso querido e estimado Aristóteles, as imagens já podiam ser geradas através da passagem de luz por um pequeno orifício, também conhecida como "câmera escura de orifício", tão familiar a nós, ex-vestibulandos.





Depois da Segunda Guerra Mundial várias câmeras foram lançadas no mercado, chegou ao mercado a Polaroid(ainda em preto e branco), a Nikon,a Zoom, que supria a necessidade de diferentes distâncias focais, e a Polaroid SX-70, com a qual conseguimos uma imagem colorida em segundos.





Em 1984, foi introduzida a fotografia digital com a câmera MAVICA, utilizada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Atualmente, existem inúmeros meios de se obter uma fotografia, a câmera digital - que já possui uma resolução de até 200 Megapixels - é um exemplo.





A profissão de fotógrafo também passou por evoluções, hoje temos alguns gênios da fotografia como Cartier-Bresson, francês considerado o pai do fotojornalismo, Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por retratar a vida das pessoas excluídas e Thales Trigo, diretor da Fullframe escola de fotografia.






Nos dias de hoje, os paparazzi são o tipo mais reconhecido de fotógrafos, por perseguirem insistentemente as celebridades são chamados de incovenientes por muitos. A busca da melhor foto leva o fotógrafo a peculiares perspectivas, desde o mais leigo, que tira fotos com o celular, até o mais profissional!






Taí um quadro da evolução do fotógrafo moderno, sem dúvida ela passa por uma mudança de postura. É preciso estar preparado para tornar-se um réptil.

6 Responses to “Fotografia”

RSGlatzl disse...

Bela postagem , gostei bastante. Sou suspeito pra falar de fotografia , já que sou um estudioso e um apaixonado pelo assunto.
Nada melhor que uma citação do grande mestre Henri Cartier-Bresson pra finalizar meu comentário.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."

realmente, fotografia é fascinante;

Bárbara Moreira disse...

realmente, fotografia é fascinante; [2]

Anônimo disse...

realmente, fotografia é fascinante; [3]

Lucas Peths disse...

Eu admiro muito a fotografia! Só há pouco tempo fui compreendendo o valor de uma bela imagem, o trabalho e o tempo que isso demanda... É realmente uma arte. =D

Taís Evanolli disse...

tbm amo fotografia, pena que esteja sendo muito mal aproveitada...
amei Rapha, mandou bem!!!
XD

Postar um comentário